Às vezes eu me pergunto se dentro dos sentimentos existe uma certa hierarquia. Algo como uma escala, que mensura qual tipo de sensação lhe fará sofrer mais e menos. O que é besteira da minha parte, porque nem tudo cabe padronizar.
É aí que eu entendo o conceito de subjetividade.
É quando você compreende o que é sofrer tanto que parece que não cabe mais dor dentro de você, mesmo que fisicamente não exista um arranhão. O choro é como se fosse um túnel estreito por onde se dá vazão às melancolias confinadas a sete chaves dentro do peito. Quanto mais velhos ficamos, mais aprendemos a domar estas dores. Constrói-se uma dura parede em volta daquilo que já enjoamos de sofrer. Gasta-se muito esforço, pra tentar viver sem tentar se preocupar. Mas basta um pequeno empurrão, um gatilho oculto, uma coisa que vem de onde e de quem menos se espera e que faz com que tudo aquilo guardado volte à tona e que você sofra com coisas que não faz mais sentido sofrer e chore pra compensar tudo aquilo de novo.
Se eu pudesse fazer uma hierarquia, eu colocaria a compreensão como um sentimento bom, ou melhor, como um sentimento essencial. A compreensão é além do amor, porque aquele é a parte racional deste. Faz parte de uma fronteira entre a objetividade e a subjetividade, é quando a gente gosta tanto de uma pessoa que fazemos força o suficiente para pararmos e pensarmos nos motivos dela.
Consequentemente, a incompreensão ficaria lá embaixo na minha lista. Pois é aí que mora o problema: o ódio, oposto do amor; cega completamente sua capacidade de entender o outro, e então você constrói aquela mesma barreira que contém o sofrimento, e vai jogando tudo de ruim que há. Simplesmente por não querer, simplesmente por não amar. "Odeio porque odeio".
Mesmo assim, ainda que se nutra um sentimento negativo, quando se volta a incompreensão ao outro é algo mais plausível. A hierarquia de sentimentos encontra no seu limbo, no fim do fim, na maior tristeza que pode existir, a incompreensão própria.
É não se gostar e não se entender tanto... até passar a se odiar.
Comentários
[url=http://onlinepokiesking4u.com]real money online pokies[/url]
[url=http://xrumergeek.com]xrumergeek.coming[/url]
[url=http://www.digitalserver.com.mx/blog/hosting-mexico/]hosting mexico[/url]
[url=http://www.digitalserver.com.mx]hosting en mexico[/url]
[url=http://www.digitalserver.com.mx]web hosting en mexico[/url]