Pular para o conteúdo principal

Hierarquia de sentimentos

Às vezes eu me pergunto se dentro dos sentimentos existe uma certa hierarquia. Algo como uma escala, que mensura qual tipo de sensação lhe fará sofrer mais e menos. O que é besteira da minha parte, porque nem tudo cabe padronizar. 

É aí que eu entendo o conceito de subjetividade.

É quando você compreende o que é sofrer tanto que parece que não cabe mais dor dentro de você, mesmo que fisicamente não exista um arranhão. O choro é como se fosse um túnel estreito por onde se dá vazão às melancolias confinadas a sete chaves dentro do peito. Quanto mais velhos ficamos, mais aprendemos a domar estas dores. Constrói-se uma dura parede em volta daquilo que já enjoamos de sofrer. Gasta-se muito esforço, pra tentar viver sem tentar se preocupar. Mas basta um pequeno empurrão, um gatilho oculto, uma coisa que vem de onde e de quem menos se espera e que faz com que tudo aquilo guardado volte à tona e que você sofra com coisas que não faz mais sentido sofrer e chore pra compensar tudo aquilo de novo.

Se eu pudesse fazer uma hierarquia, eu colocaria a compreensão como um sentimento bom, ou melhor, como um sentimento essencial. A compreensão é além do amor, porque aquele é a parte racional deste. Faz parte de uma fronteira entre a objetividade e a subjetividade, é quando a gente gosta tanto de uma pessoa que fazemos força o suficiente para pararmos e pensarmos nos motivos dela.

Consequentemente, a incompreensão ficaria lá embaixo na minha lista. Pois é aí que mora o problema: o ódio, oposto do amor; cega completamente sua capacidade de entender o outro, e então você constrói aquela mesma barreira que contém o sofrimento, e vai jogando tudo de ruim que há. Simplesmente por não querer, simplesmente por não amar. "Odeio porque odeio".

Mesmo assim, ainda que se nutra um sentimento negativo, quando se volta a incompreensão ao outro é algo mais plausível. A hierarquia de sentimentos encontra no seu limbo, no fim do fim, na maior tristeza que pode existir, a incompreensão própria. 
É não se gostar e não se entender tanto... até passar a se odiar. 

Comentários

Anônimo disse…
Não somos nós os criadores dessa hierarquia do sentimentos e ela se difere em cada um ?
Aglio disse…
Cada um tem a sua, eu acho.
Anônimo disse…
hello there merostolos.blogspot.com admin discovered your blog via yahoo but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer best backlinks Take care. Jason
Anônimo disse…
merostolos.blogspot.com hop over to these guys Em seguida, comparar termos e encontrar a empresa que oferece o melhor interesse e taxas disponíveis
Anônimo disse…
merostolos.blogspot.com great site Bem, a coisa boa sobre isso é que o cartão de crédito até a emissão empresas também poderia estar interessado em negociação da dívida
Anônimo disse…
Howdy! I simply wish to give you a huge thumbs up for the great information you have right here on this post. I will be returning to your site for more soon.

[url=http://onlinepokiesking4u.com]real money online pokies[/url]
Anônimo disse…
Howdy! I just would like to offer you a big thumbs up for your great info you have got here on this post. I will be returning to your blog for more soon.

[url=http://xrumergeek.com]xrumergeek.coming[/url]
Anônimo disse…
May I simply say what a relief to uncover someone who truly knows what they're discussing on the net. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people must read this and understand this side of the story. It's surprising you're not more popular because you definitely have the gift.

[url=http://www.digitalserver.com.mx/blog/hosting-mexico/]hosting mexico[/url]

[url=http://www.digitalserver.com.mx]hosting en mexico[/url]

[url=http://www.digitalserver.com.mx]web hosting en mexico[/url]
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão, pão; queijo, queijo.

- Então é isso, Celina? É pão, pão; queijo, queijo?... Eu bem vejo como você é determinada, como é cheia de preceitos e, sabe, isso é bonito de ver, Celina. Gente assim tá em falta no mundo, de verdade. Gente que sai, que escuta os outros, que pensa sobre as atitudes e que depois não arreda pé daquilo que determina. Eu não, Celina,  eu sou um bundão. Todos os dias eu saio por aí tentando colecionar afetos depois que você me deixou. Não é que eu esteja te culpando, Celina, logo você que é tão compreensível. Eu só saía por aí tentando ser uma daquelas pessoas que conquista todo mundo com um sorriso, uma palavra doce, igualzinho a você. Eu queria ser você. Só que não adianta, não é verdade, Celina? Não adianta a gente querer mudar o que é de verdade, além de bundão, eu sou um turrão. Só me compram depois que lêem da página dois pra lá; contigo não, você é tão cheia de si, tão dona do sorriso mais sincero que eu já vi. Na verdade eu queria você pra ser um pouco como você. Eita menina deter

Conselho X Consciência.

Perguntei: - Não quero mais viver assim! O que eu faço? Socorro! Responderam: - Se ela voltar com isso, chama num canto, estufa o peito e manda a real. Nem que suas próprias palavras lhe machuquem. Sou uma vergonha pra classe teatral.

Pleno Quotidiano XI

Cena 9 ( rua em frente à faculdade, Gabriella está parada encostada num poste, Marcos chega) Marcos : -Tchau, Gabi. Gabriella : - Gabi? Marcos :- (assustado) ...É. Gabriella : - Nossa! Marcos : - Que foi? Não pode te chamar assim? Gabriella : - Pode. É que eu me assustei. Sei lá, acho que é a terceira vez que conversamos. Marcos : - Então precisa de intimidade pro apelido. Gabriella : -Não. Marcos : - Você está se contradizendo. Gabriella : - Não importa. Marcos : - Não mesmo. ( Gabriella joga o fichário no chão) Marcos : Que foi? O que você tá fazendo? Gabriella : - Se se contradizer não importa, estou eliminando duas regras que se contradizem. A que diz pra eu ser eu mesma, e a que diz que eu não posso me insinuar pra você. ( Gabriella agarra-o e beijam-se) Marcos : - Nunca gostei de regras. Gabriella : - Gosta sim. Diz que não porque não sabe aplicá-las. Marcos :- (ri) Não conhecia essa sua veia cômica, Gabriella. Gabriella : -Gabi. Marcos : - Quê!? (Gabriella beija-o de novo) (B.O