Pular para o conteúdo principal

Falando de religião

Eu saio na hora do almoço da escola às quartas-feiras e, após resolver algumas coisas da vida, cheguei em casa como sempre na vontade de usar o computador. Minha irmã estava no meu quarto e meu notebook só se conecta á internet quando cabeado, então peguei o pc da minha mãe e fiquei na sala. 

Só estou descrevendo isso, porque é algo que NUNCA ocorre, não fico normalmente na sala  de casa às três da tarde. Foi quando tocou a campainha no melhor "tem um tempinho para Jesus?". Olhei pelo vidro da porta: dois daqueles rapazes de camisa branca e gravata que passam pelas ruas. Certa vez eles vieram em casa e conversaram com meu pai.

Eu sabia no que aquilo tudo ia dar, entretanto eu não era o mesmo daquele tempo... minha fé e meu conceito de religião já mudaram muito. Fui atendê-los.
Um era bem branco, alto, com um sotaque estrangeiro: americano ou inglês. O outro era mulato mas falava meio ressabiado de boca quase fechada... tentei identificar naquele momento de que país era, mas foi em vão.

 - Marcelo, podemos conversar com você sobre Deus e Jesus Cristo?
 - Podem.
 - Você acredita em Deus e em Jesus Cristo?

Por mais perverso que eu seja, ou tenha a capacidade de ser, não quis mentir, como se fosse ou estivesse revoltado naquele momento; nem afirmar algo diferente do que eu fosse. Queria ter na sinceridade o melhor de mim. Detesto isso de ser ator na vida real, eu busco mais é por mim mesmo.

 - Acredito.
 - Podemos entrar?

Minha irmã estava no quarto, meu pai lá no fundo... seria uma chance só minha. Abri o portão e eles entraram, pedi que sentassem. Um deles pediu água, justamente como foi daquela vez, fui buscar. Passaram o olho pela minha sala, viram a bíblia da minha mãe aberta sobre o móvel e a figura de santos atestando a veemência do catolicismo nesta casa. Comentaram algo entre eles, acho que são instruídos a fazer este escaneamento. Trouxe a água pro loiro.

- Você mora com quem?
- Com os meus pais.
- Oh... que ótimo... quantos anos você tem?
- Vinte e quatro.

Entreguei o copo ao rapaz e percebi o olhar tímido do moreno. Perguntei se ele também queria água, e com uma resposta deslocada e afirmativa parti em busca do outro copo me desculpando pelo mal jeito. 

Pediram pra fazer uma oração antes de conversarmos, tive que desligar a TV. Tava passando "O Profeta"... emblemático!

Rezaram bonito, eu gosto quando fazem pedidos e agradecimentos simples e diretos. Começou a pregação a respeito do amor de Deus e dos profetas que Ele manda pra terra... Moisés, Abraão, Jesus... conheço a história deles. Até chegarem no ponto, o profeta que os mórmons elegeram como deles, "Joseph alguma coisa", cuja visão de Deus e Cristo em um bosque o inspirou a criar uma igreja: "A igreja de Jesus Cristo dos últimos dias" ou algo assim.

Eu ouvia e observava pacientemente, relacionando aquela visita com tudo que eu ouvira no passado. Eles falavam sobre "apostasia" que é o período em que o mundo fica uma confusão por falta de profetas, mas que com Joseph e seus sucessores isto não aconteceria mais. Até então me parecia simpática a crença deles. E é sobre isso que eu queria comentar antes de entrar na questão em si: eu acho muitas crenças simpáticas, inclusive a falta de. O que eu não gosto é da imposição de valores por causa de uma religião, da intromissão na vida alheia, de segregar em nome da fé.

Então ele me perguntou se eu percebo que atualmente no mundo há muitas crenças difundidas, várias igrejas, muitas pessoas falam em nome de Deus. Confirmei. Ele me perguntou o que eu achava disso, naturalmente esperando que eu dissesse que no mundo deveríamos seguir uma única fé. Que só sendo da igreja, da seita, ou do clã X ou Y nós nos salvaríamos (isso me lembrou daquele vídeo do Porta dos Fundos "Deus", vejam, é ótimo). 

Qual não foi a surpresa do rapaz loiro - que vinha conversando comigo todo o tempo - quando eu disse que não acho isso ruim. Que um Deus justo e verdadeiro não ia se importar com o modo que as pessoas o seguem, que dogmas, crenças e valores são parte de imposições sociais; o Deus que eu acredito quer que as pessoas evoluam e sejam melhores dentro daquela realidade que lhe é imposta, qualquer coisa além disso seria injustiça. Seria injustiça com aquele hindu criado nos confins da índia e incutido por seus pais, irmãos, tutores e vizinhos em uma determinada fé não ter nesse Deus cristão o olhar de compreensão. Eu disse compreensão e não salvação. Isso de "salvação" é uma balela. Quando morrermos não vamos nos salvar, vamos nos COMPREENDER. A nós e talvez a Deus, mesmo que um pouquinho. 

Assustaram-se... tá que não fui tão eloquente quanto agora, escrevendo. Mas mesmo assim eles perceberam que terreno pisavam. Católico? Não... não poderia...

- Qual é a sua religião, Marcelo.
- Eu sou espírita. Meus pais são católicos e eu sou espírita.
- Oh... - com um olhar de certa alegria, o loiro
- Kardecista? - o moreno, querendo encontrar algo que no momento não entendi o que era.
- Sim.

Pois bem, eles persistiram, falaram mais um pouco sobre Deus e a necessidade dos profetas. O loiro disse que ele acredita nisso com tanta força porque houve um dia que ele perguntou "Deus, isso é real, é esse o caminho que devo seguir?", e Deus respondeu que sim. 

- Marcelo, você estaria disposto a fazer esta pergunta a Deus?
- Estaria.
- E você estaria disposto a viver conforme as regras que esta resposta trará?
- Não.

Choque. E segui com minhas explicações:

- Eu não preciso, eu já me achei. Eu também já passei pelo meu momento de contestação, de dúvida, de não entender porque eu estou aqui e desse jeito. Tive motivos nas religiões e na minha própria vida para duvidar de tudo, para inclusive não crer. Cheguei a não crer, mas não perguntei nada pra Deus... eu fui atrás do que me tocou e ainda me toca. Você diz em profetas e eu posso até acreditar que Deus realmente apareceu para Joseph, não duvido e respeito muito sua fé; aliás, acho louvável o que vocês fazem em tentar trazer esperança pra quem não a tem. Mas eu também acredito no que Allan Kardec falou, não como profeta, mas simplesmente como uma pessoa inteligente que soube interpretar a Palavra, acredito em Chico Xavier, acredito em muita coisa e essas me tocaram verdadeiramente. Não vejo necessidade em trocar. Fé é fé.

O moreno se manifestou finalmente, naquela contenção, naquela boca quase fechada, visivelmente tenso:
- Eu vou tentar falar sem ofender... porque eu sou do Ceará.

Morrendo de rir, por dentro, eu disse que ele poderia falar que não iria ofender não. Ele acabou se repetindo na verdade. Chegamos num ponto sem saída, eles não sairiam do que acreditariam e nem eu, me convidaram a assistir um culto. Bem... tentar nunca é demais. 

No fim eu compreendi que aquele sotaque não era nada estrangeiro, e que ele me perguntou se eu era Kardecista pela difusão das religiões de cunho africano no nordeste e o contato que ele já deve ter tido com Umbandistas e pessoas do Candomblé. Não vou entrar neste mérito agora, mas é triste o preconceito que estes segmentos sofrem.

Em seguida eles pediram para encerrar e pediram pra que eu fizesse, se possível, uma oração. Pedi o que sempre peço: força e determinação para mim e para eles, em  fazer deste mundo um lugar melhor e com menos injustiça, seja qual caminho seguirmos. É meio que uma oração padrão de professores.

Foram embora, talvez desapontados, talvez não. Eu precisei desabafar - escrevendo - porque nunca me ficou tão claro que no fim das contas as pessoas não estão buscando um Deus, uma fé, uma verdade, um Amor... elas estão buscando um caminho único. Elas querem se sentir confortáveis "Ah.. eu tô certo, porque sou dessa igreja, coitado de quem não está, vai pro inferno ou afins". Mas a estrada até Deus não é de mão única, ela se desdobra por vias incontáveis... O que me irrita fortemente são aqueles religiosos que agem feito "caminhões" querendo atropelar a todos impondo a sua fé como verdadeira. Não acho que os dois fizeram isso comigo, até fariam se fosse alguém com menos elucidação. Com simpatia, penso que no final das contas eles estão buscando de Deus, antes de morrerem, o mesmo que eu: compreensão.

Comentários

Líviarbítrio. disse…
Faz tempo que não venho por aqui. E quando venho, sempre me admiro.

"porque nunca me ficou tão claro que no fim das contas as pessoas não estão buscando um Deus, uma fé, uma verdade, um Amor... elas estão buscando um caminho único."

Mas que caminho, não é? Sempre pensei nisso, será que sabem o que realmente buscam? Respostas, conformismo, acalento? Mas e o sentido disso tudo? Se mesmo os que "acreditam" são tão preconceituosos?

Difícil, né? Te dizer que esse texto me deu algumas respostas.

Grata ;)
Aglio disse…
Querida... a quanto tempo!

Olha, escrevê-lo foi para mim um modo de legitimar as minhas respostas também.

Me adiciona no face, tem o link lá no canto, e apareça sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Pão, pão; queijo, queijo.

- Então é isso, Celina? É pão, pão; queijo, queijo?... Eu bem vejo como você é determinada, como é cheia de preceitos e, sabe, isso é bonito de ver, Celina. Gente assim tá em falta no mundo, de verdade. Gente que sai, que escuta os outros, que pensa sobre as atitudes e que depois não arreda pé daquilo que determina. Eu não, Celina,  eu sou um bundão. Todos os dias eu saio por aí tentando colecionar afetos depois que você me deixou. Não é que eu esteja te culpando, Celina, logo você que é tão compreensível. Eu só saía por aí tentando ser uma daquelas pessoas que conquista todo mundo com um sorriso, uma palavra doce, igualzinho a você. Eu queria ser você. Só que não adianta, não é verdade, Celina? Não adianta a gente querer mudar o que é de verdade, além de bundão, eu sou um turrão. Só me compram depois que lêem da página dois pra lá; contigo não, você é tão cheia de si, tão dona do sorriso mais sincero que eu já vi. Na verdade eu queria você pra ser um pouco como você. Eita menina deter

O post do alcólatra

Situação: álcool na sexta e no sábado. Sábado é hoje, álcool presente contínuo. Decido por fazer a experiência de postar em tais moldes, veremos.Gostaria de dicertar sobre ontem. Tudo começa com a extrema irritação proveniente da convicência com outros seres-humanos ao longo do dia todo. Brigas e mais brigas, discuções, vontade de mandar ir tomar no cu pois minha vida é minha, se é que me entendem. Mas daí. Veio o encontro casual. Pessoas que estavam predestinadas a estarem lá naquela hora e naquele local. Revelações que apenas esperavam a oportunidade pra serem confirmadas, pois todo mundo já sabia de todo mundo. Diversão. Adrenalina. Flerte. Luxúria. Vergonha. Despreocupação. Casa. Xingo. Ressaca e dores genitais. Chega o sábado. Mentiras vão, mentiras vêm. Desculpas esfarrapadas que colam muito bem são dadas. Orgulho. Aniversário de irmã. Festa "surpresa". Carro de telemensagem. Declaração de amor. Falando em amor, o amor da vida estava presente. Contei todo o ocorrido no

Conselho X Consciência.

Perguntei: - Não quero mais viver assim! O que eu faço? Socorro! Responderam: - Se ela voltar com isso, chama num canto, estufa o peito e manda a real. Nem que suas próprias palavras lhe machuquem. Sou uma vergonha pra classe teatral.