Pular para o conteúdo principal

Retro Dia das Crianças - Earthbound

Não, ninguém aqui entrou num blog de games por engano. É o seguinte: eu acompanho o blog Gagá Games porque uma das coisas que formou meu caráter e personalidade é o fato de eu jogar video-games desde os 3 anos, incentivado pelo meu pai, inclusive. 
Então foi lançado um meme do blog GLStoque que consiste no seguinte: 


 Indique um retrogame que seja bom para a garotada jogar no dia 12 de outubro! Pode ser uma boa introdução ao mundo retrô, ou apenas um jogo divertido para a criançada de um modo geral. 

Passei dois dias da data, mas pra mim não importa. Eu achei a iniciativa bacana porque é  uma forma perfeita de eu mostrar esse meu lado gamístico aqui no blog, afinal de contas eu me mostro de tanto jeito por aqui...
O jogo que trarei, portanto, foi um que fez com que eu me apaixonasse pelos RPG's de verdade, pelo espírito aventureiro, o enredo e as falas. 


Earthbound


Lançado para o Super Nintendo em 1994, esse jogo possui no japão o nome de Mother 2, justamente por ser sequência de Mother, título lançado para o saudoso Nintendinho (quem tem mais de 25 sabe o que eu estou falando).

Guia do jogo oficial que acompanhava o cartucho (eu tenho  =D)


A trama e a história foram inovadoras, pois traziam fatos que aconteciam em tempos "reais" e não o clássico Dungeons & Dragons de outros RPG's. Outros jogos que apostaram nisso também deram supercerto, como Phantasy Star e Shin Megami Tensei.





Mapa de Onett









Você assume o controle de Ness, um garoto de 10 anos que mora no país de Eagleland no ano de 199X (quando eu era criança eu achava que esse ano aconteceria de fato antes do ano 2000 e o planeta Terra todo teria uma distorção no espaço-tempo, obrigado). 

Ness reside na pacata cidade de Onett, um típico ambiente norteamericano, e é fissurado por baseball. Num belo dia, um meteoro cai nos arredores da cidade, próximo da casa de nosso herói que sai para investigar o ocorrido. Ao lado de seu vizinho insuportável, Pokey - o vilão da série cheio de um inegável carisma - e seu cachorro King  - o qual é dono das falas mais impagáveis ouvidas apenas por Ness - eles partem atrás de Picky (irmão de Pokey) e acabam por encontrar Buzz-Buzz, um soldado-mosca que veio do futuro avisar a Ness que ele e mais três crianças possuem a missão de salvar a Terra de Giygas, uma entidade alien que destruirá a humanidade. 

Batalha e o uso de PSI




Confuso? Maluco? Infantil?

Um exemplo das ótimas tiradas do jogo.
E o que não é!? Esse é só o começo do jogo, algo que faz muito sentido para a cabeça de uma criança (seja atual, seja eterna), e não para por aí: Earthbound é dono de uma das melhores histórias já vistas (podendo perder apenas pro seu sucessor Mother 3), onde você conhecerá personagens carismáticos, descubrirá que é dono de poderes paranormais conhecidos como PSI e viajará por vários locais do mundo em busca de santuários especiais, os quais lhe garantirão poder suficiente para destruir Giygas e Pokey. 

É claro que Ness não estará só: terá a companhia de Paula, uma menina dotada de poderes especiais da cidade de Twoson; Jeff, o gênio-mirim da gélida Winters e Poo, o príncipe de Dallam que possui treinamento especial para ativar seu eu-interior.
Os Quatro Escolhidos


Se eu fosse contar mais, renderia linhas e linhas de texto, e o blog não está aqui só pra isso. Tudo o que eu posso lhes garantir é: sejam crianças ou não, este jogo é o tipo de coisa que lhe entretém e diverte, que lhe faz refletir e imergir numa história de um modo que só um bom RPG consegue. Além de ser um ÓTIMO modo modo de treinar seu inglês (apesar de haver uma tradução para nossa lingua-mãe).

Seguem blogs participantes
Cosmic Effect – http://goo.gl/ZImT
Dimensão X – http://goo.gl/ujVS
Gagá Games – http://goo.gl/mQRB
GAMESPORTEMANIA - http://goo.gl/iBUg
GLStoque – http://goo.gl/6fFh
Museumdosgames – http://goo.gl/n1J6
Nota Zer0 Games – http://goo.gl/T662
O Gamer – http://goo.gl/H3Pq
Passagem Secreta – http://goo.gl/6ihS
Puff Puff Room – http://goo.gl/sKM8
Retroplayers – http://goo.gl/CL1U
Santuário do Mestre Ryu – http://goo.gl/v7xo
TheFourOn – http://goo.gl/gmaE
Vão Jogar! – http://goo.gl/AK37
Ziro Video Game Nerd – http://goo.gl/rfnT

Links
Starmen.net - Maior site sobre o jogo e sua série, organizado e mantidos pelos fãs
Earthbound Brasil - Site brasileiro responsável pela tradução do jogo para o Português.

Quem quiser jogar, é só procurar a ROM no google, afinal de contas, se eu disponibilizar algo aqui estarei sendo um criminoso =)

Obrigado pelo interesse.

Comentários

Carlão disse…
hahaha Muito Foda esse jogo, mal lembrava dele! um dos Grandes do Snes ^^

Postagens mais visitadas deste blog

Pão, pão; queijo, queijo.

- Então é isso, Celina? É pão, pão; queijo, queijo?... Eu bem vejo como você é determinada, como é cheia de preceitos e, sabe, isso é bonito de ver, Celina. Gente assim tá em falta no mundo, de verdade. Gente que sai, que escuta os outros, que pensa sobre as atitudes e que depois não arreda pé daquilo que determina. Eu não, Celina,  eu sou um bundão. Todos os dias eu saio por aí tentando colecionar afetos depois que você me deixou. Não é que eu esteja te culpando, Celina, logo você que é tão compreensível. Eu só saía por aí tentando ser uma daquelas pessoas que conquista todo mundo com um sorriso, uma palavra doce, igualzinho a você. Eu queria ser você. Só que não adianta, não é verdade, Celina? Não adianta a gente querer mudar o que é de verdade, além de bundão, eu sou um turrão. Só me compram depois que lêem da página dois pra lá; contigo não, você é tão cheia de si, tão dona do sorriso mais sincero que eu já vi. Na verdade eu queria você pra ser um pouco como você. Eita menina deter

Conselho X Consciência.

Perguntei: - Não quero mais viver assim! O que eu faço? Socorro! Responderam: - Se ela voltar com isso, chama num canto, estufa o peito e manda a real. Nem que suas próprias palavras lhe machuquem. Sou uma vergonha pra classe teatral.

Pleno Quotidiano XI

Cena 9 ( rua em frente à faculdade, Gabriella está parada encostada num poste, Marcos chega) Marcos : -Tchau, Gabi. Gabriella : - Gabi? Marcos :- (assustado) ...É. Gabriella : - Nossa! Marcos : - Que foi? Não pode te chamar assim? Gabriella : - Pode. É que eu me assustei. Sei lá, acho que é a terceira vez que conversamos. Marcos : - Então precisa de intimidade pro apelido. Gabriella : -Não. Marcos : - Você está se contradizendo. Gabriella : - Não importa. Marcos : - Não mesmo. ( Gabriella joga o fichário no chão) Marcos : Que foi? O que você tá fazendo? Gabriella : - Se se contradizer não importa, estou eliminando duas regras que se contradizem. A que diz pra eu ser eu mesma, e a que diz que eu não posso me insinuar pra você. ( Gabriella agarra-o e beijam-se) Marcos : - Nunca gostei de regras. Gabriella : - Gosta sim. Diz que não porque não sabe aplicá-las. Marcos :- (ri) Não conhecia essa sua veia cômica, Gabriella. Gabriella : -Gabi. Marcos : - Quê!? (Gabriella beija-o de novo) (B.O