Pular para o conteúdo principal

Calor e Frio

"Redescobrir o valor de si próprio é algo muito lucrativo em determinados momentos da vida."

Gegório, ou Greg, era um quase adulto como qualquer outro. Aos dezoito considerava-se capaz de proezas melhores do que a de mais velhos ou novos. Tinha um talento ilustre para a música, e sabia que poderia ser melhor do que Chico ou Gil, pois, pra si, já era suficientemente bom e gozava de mais tempo para sua própria evolução. Ele só não falava nada disso pra ninguém, porque também sabia manter sua modéstia impecávelmente bem. Por pequenos atos ilustres depertava a admiração de qualquer pessoa.
E seguia sendo.
Sempre com a infalível tática de observar de início. Para alguns, precisava de cinco minutos, para outros, meia hora, para alguns, cinco dias, e pra pouquíssimos, a vida toda. Destes difíceis de se compreender, tornava-se amigo. De uma maneira admirável, diga-se de passagem. Greg era o tipo de amigo que apenas aconselhava quando requisitado, tornando-se , assim, muito cordial e respeitador com os problemas alheios. Além disso, tinha o costume de fazer as pessoas rirem com a piada certa, no tempo certo. De fazer as pessoas chorarem, com a palavra certa, o pequeno empurrãozinho para o pranto sempre era dele.
Por ser tão quente, Gregório era demasiado frio.
Pescava as situações que o cercavam de um modo superior e aterrorizante, em alguns casos. Demorava um tempo maior que a maioria dos seres-humanos para computar um sentimento qualquer. Se fosse pra achar graça de algo, relfetia sobre o teor cômico da piada, daí pensava se seria vantajoso para ele rir naquele momento, daí sim, soltava uma gargalhada em meio tom, boa de se escutar, além de mostrar seu belo sorriso muito convitativo. Agia da mesma forma quando era contrariado: pensava o porquê da afronta vinda de outra pessoa, e ponderava sobre sua certeza em defender a hipótese ou teoria contestada. Se lhe fosse útil mais tarde, calar-se-ia ou pediria desculpas, se não, fazia uso de sua impecável retórica poucas vezes vencida. Até pra chorar o rapaz possuia um retardo. Em despedidas, ofensas, mortes, músicas, demonstrações de afeto, delarações de amor etc; tudo era processado com seu calculísmo, repito, assustador, e se lhe valesse a pena, chorava de várias maneiras.
Seu choro era um show à parte. Conseguia soltar aquela lágrima no canto inferior do olho direito, perto do nariz, que escorria lentamente até a boca, então limpava com a mão e fazia uma cara de "que droga não quero chorar", amaceando assim o coração do causador de seu pranto. Greg só chorava pra valer, incontrolávelmente, quando algum de seus costumes fossem quebrados. Quando não provesse de tempo pra pensar em sua próxima ação, quando era jogado contra a parede, ou, a pior, quando engolia alguma palavra.
Ele até sentia a asperez pela garganta, descendo vagarozamente, quando quase no estômago, fazia uma transposição estranha ao coração. E chegava como uma bigorna, apertando-o e fazendo-o pesado. Com a mesma força que a palavra descia, a ânsia e um grito abafado apertando as amídalas subia. Espremia tanto, que fazia os olhos cerrarem, enxarcando-lhes. Pelos dois olhos, as lágrimas desciam por todo lugar possível. Avermelhava a face, trancava o nariz, soluçava , desmontava e, dando o ultimato de sua condição humana, esquentava-o.
Ficava tão quente quando chorava, tão frágil, de dezoito ia a dois meses. Precisando dos cuidados alheios, incapaz de fazer qualquer coisa por si só.
Pelos tempos seguintes, murmurava pelos cantos, mudava drásticamente de humor e ia paulatinamente soltando pedaços da palavra engolida. E se sentia péssimo por ter perecido a essa situação. Nesse ciclo, acontecia algo milagroso, era como se Greg precisasse sempre disso, de tempos em tempos. Ele redescobria o valor de si próprio, e percebia ser um negócio muito vantajoso. Melhorava por isso, e se achava, mais uma vez, alguem superior pelo domínio dos sentimentos e pelo descaso com que tratava os de qualquer outra pessoa na face da terra.
Greg é apaixonante.

Comentários

Anônimo disse…
*_*
dooper!!!
Tiago Faller disse…
Quase apaixonante...
Anônimo disse…
eu bajulay premero ao vivo e a cores okei/
amo Greg e sua maneira de se expressar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão, pão; queijo, queijo.

- Então é isso, Celina? É pão, pão; queijo, queijo?... Eu bem vejo como você é determinada, como é cheia de preceitos e, sabe, isso é bonito de ver, Celina. Gente assim tá em falta no mundo, de verdade. Gente que sai, que escuta os outros, que pensa sobre as atitudes e que depois não arreda pé daquilo que determina. Eu não, Celina,  eu sou um bundão. Todos os dias eu saio por aí tentando colecionar afetos depois que você me deixou. Não é que eu esteja te culpando, Celina, logo você que é tão compreensível. Eu só saía por aí tentando ser uma daquelas pessoas que conquista todo mundo com um sorriso, uma palavra doce, igualzinho a você. Eu queria ser você. Só que não adianta, não é verdade, Celina? Não adianta a gente querer mudar o que é de verdade, além de bundão, eu sou um turrão. Só me compram depois que lêem da página dois pra lá; contigo não, você é tão cheia de si, tão dona do sorriso mais sincero que eu já vi. Na verdade eu queria você pra ser um pouco como você. Eita menina deter

Conselho X Consciência.

Perguntei: - Não quero mais viver assim! O que eu faço? Socorro! Responderam: - Se ela voltar com isso, chama num canto, estufa o peito e manda a real. Nem que suas próprias palavras lhe machuquem. Sou uma vergonha pra classe teatral.

Pleno Quotidiano XI

Cena 9 ( rua em frente à faculdade, Gabriella está parada encostada num poste, Marcos chega) Marcos : -Tchau, Gabi. Gabriella : - Gabi? Marcos :- (assustado) ...É. Gabriella : - Nossa! Marcos : - Que foi? Não pode te chamar assim? Gabriella : - Pode. É que eu me assustei. Sei lá, acho que é a terceira vez que conversamos. Marcos : - Então precisa de intimidade pro apelido. Gabriella : -Não. Marcos : - Você está se contradizendo. Gabriella : - Não importa. Marcos : - Não mesmo. ( Gabriella joga o fichário no chão) Marcos : Que foi? O que você tá fazendo? Gabriella : - Se se contradizer não importa, estou eliminando duas regras que se contradizem. A que diz pra eu ser eu mesma, e a que diz que eu não posso me insinuar pra você. ( Gabriella agarra-o e beijam-se) Marcos : - Nunca gostei de regras. Gabriella : - Gosta sim. Diz que não porque não sabe aplicá-las. Marcos :- (ri) Não conhecia essa sua veia cômica, Gabriella. Gabriella : -Gabi. Marcos : - Quê!? (Gabriella beija-o de novo) (B.O